sábado, 7 de março de 2009

JACKIE MITTOO

(Da esquerda para a direita) Hector Williams (drums) Lloyd Brevett (double bass) Alton Ellis (vocalist) Roland Alphonso (Tenor sax & leader of the group) Jackie Mittoo (organ) Ernest Ranglin (rhythm guitar) Johnny Morris (trumpet) Errol Walters (bass guitar) Ken Boothe (vocalist) 1967


-
JACKIE MITTOO - Macka Fat

-

-

O tecladista Jackie Mittoo nasceu em Kingston, Jamaica, no dia 3 de março de 1948. Foi um pequeno prodígio; começou a aprender piano com sua avó, que era professora, e aos 4 anos já tocava com perfeição o instrumento.

Aos 13 anos Jackie começa a tocar R&B e Boogie Woggie profissionalmente na sua primeira banda “The Sheiks”. Foi aí que conheceu o proprietário do famoso Studio One: Sir Clement ‘Coxone’ Dodd.

Dodd convidou-o para tocar piano em algumas sessões, acabando por se tornar um dos membros base da famosa seção rítmica do Studio One. Aí nasceram “The Skatalites”. Jackie Mittoo foi o membro fundador da banda. Eles, mais que ninguém, contribuíram para a evolução da música Reggae ao terem “inventado” o Ska, primeiro estilo musical a emergir na ilha nos anos 60.

“The Skatalites” eram formados por: Lloyd Brevett (Baixo), Lloyd Knibbs (Bateria), Don Drummond (Trombone), Tommy McCook, Roland Alphonso e Lester Sterling (saxophones), Johnny Moore (Trompete), Jah Jerry (Guitarra) e Jackie Mittoo (Piano).

Jackie se tornou o principal compositor, pianista, arranjador e produtor do Studio One, gravando e compondo diariamente praticamente todas as faixas do Studio. Jackie tocava e escrevia canções para artistas que gravavam no Studio One, como por exemplo, Ken Boothe, Alton Ellis, Marcia Griffiths, Delroy Wilson, Heptones, Dennis Brown, etc. Gravou com vários artistas famosos da ilha, entre eles John Holt e Bob Marley & The Wailers. Vários Riddims famosos foram compostos e gravados por ele.

Após um tremendo sucesso a banda “The Skatalites” se separa em 1965 e Jackie funda junto com Roland Alphonso os “Soul Vendors”. A banda estourou na Inglaterra. Foram considerados os embaixadores da musica jamaicana quando excursionaram no ano de 1967 pelo Reino Unido. Mesmo com a fama dos Soul Vendors Jackie continuava compondo para a Studio One e foi um dos grandes responsáveis para o surgimento do Reggae.

Em 1969 Mittoo se muda para o Canadá, mas continua trabalhando e fazendo turnês pela Jamaica com Byron Lee and the Dragonaires e futuramente com os Skatalites na volta da banda. Também continuava a gravar para Clement Dodd, Bunny Lee e Sugar Minnot.

Mittoo foi um dos grandes apoiadores do reggae não jamaicano, ajudando bandas como os ingleses do UB40. Ele chegou a fazer uma turnê com a banda em 1985.

Jackie Mittoo faleceu em 1990 vitima de um câncer, mas com certeza deixou sua marca na historia da musica.

-
Faixas:
-
01 - Henry The Great
02 - Good Feeling
03 - Macka Fat
04 - Lazy Bones
05 - Fancy Pants
06 - Something Else
07 - Happy People
08 - Purple Heart
09 - Whoa Whoa
10 - Division One
11 - Ghetto Organ
12 - Dad Is Home
-
Link para download:
http://www.mediafire.com/?zoyoiqiqonm

Nenhum comentário: