sábado, 20 de maio de 2017

AUGUSTUS PABLO - Pablo & Friends



Augustus Pablo nasceu em 21 de junho de 1953 em St. Andrew, Jamaica, mas logo se mudou para Kingston e foi descoberto pelo produtor Herman Chin-Loy, primo de outro produtor mais famoso, Leslie Kong. Desde o início o seu instrumento foi a melódica (recentemente o jornal New York Times o apontou como o maior tocador de melodica do mundo), comum nas escolas jamaicanas mas nunca usada pelos músicos profissionais, que aprendeu sozinho. Quando Pablo tinha apenas 14 anos foi até a loja de discos de Chin-Loy para tocar um pouco, o que foi suficiente para que o esperto produtor agendasse a gravação de algumas faixas com o menino tímido. O que veio à luz dessa primeira seção foi "Iggy Iggy", lançada em 1969 (o que faz constatar que Pablo estava completando 30 anos de carreira quando foi chamado por Jah). Foi Chin-Loy quem deu a Pablo o seu nome artístico. Ele achava que denominações exóticas davam um ar de mistério aos seus instrumentistas e isto ajudava a vender mais discos. Estas primeiras gravações foram compiladas recentemente pela gravadora de Chin-Loy, a Aquarius, no CD Augustus Pablo & Friends: The Red Sea. Nesta época Pablo chegou a tocar teclado com os Wailers mas preferiu investir em sua própria produção.
Logo Pablo estaria alçando vôos mais altos, criando o seu próprio selo de gravação, o "Rockers International" (que faria par com o sound-system do mesmo nome de seu irmão, Garth). Depois de alguns sucessos esporádicos, Pablo gravaria e entregaria para King Tubby mixar o disco que se tornaria a obra-prima de ambos: King Tubby Meets The Rockers Uptown. Os irmão Barrett (dos Wailers) e Robbie Shakespeare dando uma canja na bateria e baixo e os arranjos de metais de Bobby Ellis formaram a base ideal para as melodias de sabor oriental de Pablo e os "efeitos espaciais" da mixagem de Tubby, perfeitamente combinados neste que é o disco de dub com o qual todos os outros são e serão comparados.
Os próximos anos seriam os mais produtivos da sua carreira. Pablo dividiria o seu tempo entre os artistas que produzia e seus discos instrumentais, como Pablo Meets Mr. Bassie, também conhecido como Original Rockers Vol. 2, que traz belíssimos temas, como a comovente "Golden Seal" e a versão melancólica de "Burial" de Peter Tosh. Muitos outros trabalhos desta fase de ouro do estilo "rockers" podem ser apreciados em coletâneas como a da RAS Records chamada Pablo Presents Rockers Story (com o inacreditável Ras Bull e os Immortals fazendo uma versão de uma canção de Lennon e McCartney jamais gravada pelos Beatles: "World without love"), e álbuns como Rockers Meet King Tubby In A Fire House, Rising Sun, entre outros. Um dos últimos exemplares deste período foi o estupendo álbum de Hugh Mundell, Africa Must Be Free By 1983 & DUB, também da gravadora RAS. Mendell foi talvez a grande descoberta de Augustus Pablo e este foi certamente o melhor trabalho de sua curta carreira. A morte prematura e estúpida de Mendell (segundo o pesquisador Steve Barrow acontecida durante uma briga por uma geladeira) abalou Pablo e isso marcaria o início de um período mais discreto, o que seria acentuado pelas novas exigências do mercado, com a chegada arrasadora do estilo dancehall.
Pablo passou os seus últimos anos cuidando de sua loja e lançando obras esporádicas, como o aclamado Blowing With The Wind. Vivia tranquilamente com a família em uma casa nas colinas próximas a Kingston até ser acometido por um mal raro e incurável, a miastenia gravis, que afetou o seu sistema nervoso a ponto dele não conseguir mais reconhecer as pessoas, vindo a falecer no dia 18 de maio, deixando dois filhos, Addis e Isis, e a companheira Karen Scott. A importância de Augustus Pablo para a evolução do reggae talvez nunca venha ser devidamente reconhecida, mas o seu legado felizmente continuará a embalar as nossas noites e nos inspirar com suas melodias inconfundivelmente belas. (Fonte: zionfriends.blogspot.com)

Faixas:

01 - Glory To The Father - U Roy
02 - Pablo A Put It On - Augustus Pablo
03 - Scorpion In Her Underpants - Nora Dean
04 - The Sting - Augustus Pablo
05 - It Dread Inna Earth - Prince Jazzbo
06 - Pablo's Majestic Mood - Augustus Pablo
07 - Rough Rider - Rough Rider
08 - A Tuff Dub - Augustus Pablo
09 - Ride Mommy Fanny - Derrick Morgan
10 - Pablo Big Rides - Augustus Pablo
11 - My Desire - John Holt
12 - Pablo's Desire - Augustus Pablo
13 - Someday - Alton Ellis
14 - A Wanted Dub - Augustus Pablo
15 - Cow Town Skank - I Roy
16 - Pablo In Cow Town - Augustus Pablo
17 - Mule Train - Count Prince Miller
18 - Pablo's Dub Train - Augustus Pablo

Link para download:
https://mega.nz/#!y9h2kT6b!PqZt3T2CRlOg9HASQG0kndySf6-F-8hO7RaZJMNuXT4

Nenhum comentário: