sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

DENNIS BROWN - Especiais Dennis Brown




Dennis Emanuel Brown nasceu em 01 de fevereiro de 1957. Talvez por ter crescido em Orange Street, rua que concentrava a maior parte dos estúdios de gravação de Kingston, na Jamaica, Dennis Brown viu a sua carreira começar muito cedo: aos 11 anos, o sucesso bateu à porta do pré-adolescente, com o single "No Man is an Island", original dos Impressions. Em 1970, ou seja, dois anos depois, Dennis Brown grava o seu primeiro álbum, também intitulado "No Man is an Island" e o primeiro passo de uma carreira extremamente produtiva.
Durante a adolescência, o cantor deu voz a numerosos temas, sendo acompanhado por vários produtores. "Money in My Pocket", que contribuiria decisivamente para a sua popularidade, data de 1972, e resulta de uma sessão de estúdio supervisionada por Niney “The Observer” Holness, de apenas 20 anos. Em 1970, Holness tinha encantado a Jamaica com o tema "Blood & Fire", e viria a tornar-se num colaborador quase permanente de Dennis Brown.
Em 1973, o jovem já só gravava com este produtor, que o ajudou a libertar-se da imagem de novato especializado em baladas. O trabalho da dupla entre 1972 e 1975, lançado pela editora do próprio Niney Holness, é considerado vital para a história do reggae, incluindo os singles "Westbound Train", "Cassandra" e "Africa". Muitos destes temas, juntamente com alguns inéditos, surgem em "Just Dennis", álbum de 1975 para o cantor de Kingston. "Tribulation" foi, no mesmo ano, a canção que marcou a - primeira - separação entre os dois músicos, numa altura em que mesmo Bob Marley reconhecia o talento vocal de Dennis Brown e as letras do cantor, quer sobre assuntos culturais, quer sobre problemas amorosos, eram aclamadas.
Depois de alguns trabalhos com outros produtores, o vocalista apercebe-se que seria difícil encontrar uma parceria tão forte como aquela que mantinha com Niney Holness, voltando, em 1977, a gravar com este músico. O álbum "Wolf & Leopard", de 1978, prova que a decisão fora acertada, compilando boa parte das faixas gravadas pela dupla e tornando-se um marco do reggae de então.
Aos 21 anos, o maior desejo de Dennis Brown era criar a sua própria editora, o que se materializa com o nascimento da DEB, responsável, mais tarde, pelo lançamento de muitos discos da sua autoria, mas também de outros artistas. "So Long Jah Rastafari" e "Joseph's Coat of Many Colours" são momentos importantes na carreira de Brown que, neste último álbum, assume também o papel de produtor. Com o fecho da editora, Dennis Brown volta a trabalhar com numerosos produtores, entre os quais Joe Gibbs, colaborador de longa data: "Vision of Dennis Brown", de 1978, apresenta os frutos desta parceria e, contrariamente ao que era habitual, algumas faixas que não tinham sido ainda disponibilizadas no formato single.
Esta é uma época dourada para Dennis Brown, que no ano seguinte recupera "Money in My Pocket" para, uma vez mais com Joe Gibbs, promover o álbum "Words of Wisdom", do qual foi também retirado o clássico "Ain't That Loving You". Apesar de, aos 22 anos, ser considerado uma lenda e ter interpretado dezenas de sucessos, só em 1981, ou seja, dois anos depois, é que Dennis Brown é convidado por uma grande editora. O início dos anos 80 é, assim, a altura em que o cantor se muda para Londres, onde grava os álbuns "Foul Play" e "Love Has Found a Way", discos menores na sua carreira, seguidos do também menosprezado "The Prophet Rides Again".
De regresso à Jamaica, já liberto do contrato com a A&M e do vínculo a Joe Gibbs, Dennis Brown junta-se a outros cantores para devolver o protagonismo às vozes, relegadas, nessa altura, para segundo plano, em detrimento dos DJs. Colaborando com o DJ Brigadier Jerry, com Gregory Isaacs ou com Sly & Robbie, o músico torna-se um workaholic, disposto a provar que a única razão do sucesso dos DJs era não haver música nova suficiente para os cantores. O recorde de lançamentos parece ter pertencido a Gregory Isaacs, de quem se diz ter gravado 600 discos, dando Dennis Brown voz a "apenas" 100 álbuns e mais de 200 compilações. Muitos dos lançamentos chegavam ao mercado através da sua nova editora, a Yvonne's Special, mas a qualidade dos registos nem sempre igualava a quantidade. Ainda assim, os anos 80 assistem ao surgir de "Slow Down" e "The Exit", dois momentos históricos gravados na aurora da era digital.
Colaborações com Horace Andy e Gregory Isaacs preenchem o resto da década, antecendendo a entrada nos anos 90 ao som de "Unchallenged", um dos mais aplaudidos discos do artista. Seguem-se registos que a crítica situa entre o medíocre e o brilhante - em 1993, por exemplo, "Cosmic Forces" é mais uma frutífera parceria com Niney Holness, mas sai pouco antes de "General", um mau disco de versões. Já em 1992, um dueto com Maxi Priest, no qual participa também Shabba Ranks, salvara o álbum "Blazing", e insere-se numa incontável série de colaborações e iniciativas que, fatalmente, o artista começa a conseguir não aguentar sem a ajuda dos narcóticos. No ano em que morre (03 de julho de 1999), devido a problemas pulmonares agravados pelo consumo de cocaína, Dennis Brown ainda lança seis discos: o seu talento e obra não são, porém, esquecidos com o seu desaparecimento, continuando a surgir homenageados em coletâneas, best ofs e reedições regulares. (Fonte: http://cotonete.clix.pt/)

Faixas:

01 - Here I Come
02 - Sitting And Watching
03 - Black Magic Woman
04 - Got To have Loving
05 - Westbound Train
06 - He's Above
07 - Malcolm X
08 - Oh Mother
09 - Concrete Castle King
10 - Slave Driver
11 - To Be My Lover
12 - Run Too Tuff
13 - Wolf & Leopards
14 - No More Will I Roam
15 - So Long Rastafari
16 - Words Of Wisdom
17 - Drifter
18 - (Brother) Stop The Fussing And Fighting
19 - Don't Feel No Way
20 - So Jah Say
21 - Money In My Pocket
22 - Conqueror

Link para download:
https://mega.co.nz/#!9A0WWT4b!uPdev0vLztg-RUu5lWYvmtgbctDlmVwm6EU3zN3lG9w

Nenhum comentário: