domingo, 24 de maio de 2015




REMANESCENTES - Remanescentes



Remanescentes foi um grupo alternativo comunitário que, segundo os seus ex-integrantes, tinha como objetivo levar a mensagem do evangelho através do reggae. Seus fundadores foram os cachoeiranos Nengo Vieira, Sine Calmon, Tin Tim Gomes e Marco Oliveira. Originalmente formado por músicos da banda Studio 5, que acompanhou o cantor Lazzo Matumbi na gravação do compacto Guarajuba em 1982, o grupo surgiu da experiência comunitária vivida na residência de Nengo Vieira, em Salvador. O nome sugerido por Tin Tim Gomes foi inspirado em uma passagem da Bíblia, Romanos 9: 27, que diz: “Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo”. No começo da década de noventa, quando nasce o grupo Remanescentes, seus fundadores fixam residência em Cachoeira. Assim, Nengo Vieira, Sine Calmon, Tin Tim Gomes, Valéria Leite, João Teoria, Marcos Oliveira, Wilson Tororó e Quinho, passam a trabalhar juntos até meados da década. Nesse período fazem apresentações por quase todo o Recôncavo. Antes da dissolução, em 1994, o grupo grava um disco nos estúdios da WR, que até hoje permanece inédito no mercado fonográfico.Com o final do Remanescentes, Nengo Vieira, Sine Calmon e Tin Tim Gomes seguem carreira solo. Antes disso, Nengo e Tin Tim tentaram dar continuidade ao grupo, mas desistiram um tempo depois. Marcos Oliveira chegou a fundar com Sine Calmon o grupo Sojah, que não durou muito tempo. Logo, Marcos assumiu o comando da banda Dystorção e Sine passa a se apresentar com a sua Morrão Fumegante. Em 1998, a sua música Niambhingy Blues é a mais executada durante o verão baiano, ganhando inclusive regravação na voz de Ivete Sangalo. Como conseqüência disso, Sine grava o seu primeiro disco pela Atração Fonográfica. Nos anos seguintes os outros fundadores do Remanescentes, Nengo Vieira, Tin Tim Gomes e Marcos Oliveira também gravam seus discos.
A liderança ficou estabelecida e dividida entre os quatro, que faziam de suas casas em Cachoeira, suas congregações, onde se reuniam com as famílias para a leitura e interpretação da Bíblia Sagrada. O grupo era formado por oito pessoas que adotavam a estética Rasta, mas que tinham uma forma particular de religião. Ao invés de idolatrarem o imperador etíope Hailé Salassié, que julgavam ser um homem como outro qualquer, adoravam e tinham como salvador Jesus Cristo. Do Rastafarianismo, porém, adotaram além da estética, a influência total da Rebel Music, o repúdio das instituições e o hábito do consumo da Ganja.O Remanescentes chegou a gravar um disco nos estúdios da WR, em Salvador, mas um tempo depois o grupo foi extinto. O álbum permanece inédito no mercado fonográfico, contudo algumas das canções que fizeram parte desse repertório foram gravadas nos discos dos seus ex-integrantes. Sine Calmon foi o primeiro a gravar: Roda Peão (Nengo Vieira); Policiar Sim, Malícia Não (Nengo Vieira); Mississipi Blues (Sine Calmon), Basta Man (Nengo Vieira) e É Demais (Sine Calmon). Nengo Vieira também gravou Roda Peão (Nengo Vieira) e Basta Man (Nengo Vieira). Desse mesmo repertório Tin Tim Gomes gravou Guerreiro Mor (Nengo Vieira) e Pelo Amor de Deus (Nengo Vieira).
O reggae feito pelos Remanescentes seguia o estilo roots jamaicano, que o reggae que se fazia na Jamaica nas décadas de 70/ 80, também conhecido com reggae de raiz, com tempo 4/4, baixo na frente em tom grave, melódica variada e incorporação máxima da bateria. As letras, que traduziam bem o cotidiano dos excluídos, tratavam de problemas sociais, do amor incondicional e da esperança através das palavras espirituais. Apesar do Nengo Vieira ser o músico mais experiente e o principal letrista, tanto as músicas quanto as letras eram tratadas com muita atenção e participação de todos. Assim, o trabalho dos Remanescentes continua vivo até hoje nas vozes de Sine Calmon, Nengo Vieira, Tin Tim Gomes e Marco Oliveira. Se o trabalho solo desses caras tem a qualidade que vocês conhecem, imaginem essas feras reunidas num só time. Os Remanescentes eram: Nengo Vieira (voz e guitarra), Sine Calmon (voz e guitarra), Tin Tim Gomes (vocal), Marco Oliveira (voz e contra-baixo), João Teoria (trompete), Quinho (bateria), Beto (percussão), Wilson Tororó (percussão) e Valéria (backing-vocal). (Fonte: SURFOREGGAE / Texto: Bárbara Falcon)

Faixas:

01 - Tribulação
02 - Pelo Amor de Deus
03 - Direitos Iguais
04 - Remanescente
05 - É Demais
06 - Mississipi Blues
07 - Bendito Seja
08 - Basta Man
09 - Policiar Sim, Malícia Não
10 - Só Vaidade
11 - Roda Peão

Link para download:
https://mega.co.nz/#!lEcEQa7C!N68EcCbDxPZTzEWDZ_dxbYvpihRnpn6z1SZ_mxEW8d8

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara seu Blog é demais.. é difícil manter os links sempre atualizados e admiro seu esforço em manter o reggae music divulgado, mas queria pedir pra reupar o link deste CD de remanescentes. Estou atrás desse CD há muito tempo. Obrigado! Estou comentando como anonimo pq tive dificuldade em criar contas