sexta-feira, 17 de julho de 2009

-
JARDS MACALÉ - Jards Macalé (1972)
-

-

Cantor, violonista, compositor, arranjador e ator, o carioca Jards Macalé (Jards Anet da Silva) nasceu em 03 de Março de 1943 no Rio de Janeiro. Aprendeu a tocar violão por volta dos 14 anos, e em 1958 começou a estudar orquestração, arranjo, composição e violão. Chegou a trabalhar como copista do maestro Severino Araújo. Na Escola Pró-Arte foi aluno de Guerra-Peixe (orquestração), Peter Daulsberg (violoncelo) e Turíbio Santos (violão). No futebol, porém, era uma negação: ganhou dos amigos de pelada o apelido de Macalé em "homenagem" ao pior jogador do Botafogo da época.

Jards Macalé foi considerado maldito, após sua estréia no 4º Festival Internacional da Canção, em 1969, quando apresentou a música “Gotham City” e fazia uma aparição histérica anunciando aos gritos, “Cuidado! Tem um morcego na porta principal! Cuidado! Há um abismo na porta principal!”. A platéia do Maracanãzinho não compreendia que através da letra, havia uma crítica ao momento que o país atravessava. Nos anos 80 "Gotham City" foi regravada pelo Camisa de Vênus.

Com músicas gravadas por Gal Costa ("Hotel das Estrelas", "Vapor Barato"), Maria Bethânia ("Anjo Exterminado" e "Movimento dos Barcos") e Clara Nunes ("O Mais-Que-Perfeito"), resolveu fazer o seu primeiro LP solo, "Jards Macalé" (1972). No ano seguinte, gravou ao vivo, com vários artistas, o "Banquete dos Mendigos", disco duplo para comemorar o 25º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Censurado, o álbum só saiu anos mais tarde.

Jards Macalé também transitou por outras artes: no teatro, trabalhou ao lado de José Celso Martinez Correia na peça Brecht Hindemith; no cinema, atuou como ator com diretores como Nelson Pereira dos Santos e Leon Hirszman; nas artes plásticas, trabalhou com Hélio Oiticica, Lygia Clark e Rubens Gerschman.

-
Faixas:
-
01 - Farinha Do Desprezo
02 - Revendo Amigos
03 - Mal Secreto
04 - 78 Rotações
05 - Movimento Dos Barcos
06 - Meu Amor Me Agarra & Geme & Treme & Chora & Mata
07 - Let's Play That
08 - Farrapo Humano
09 - Hotel Das Estrelas
-
Link para download:
http://www.mediafire.com/?dzotj5znom5

Nenhum comentário: