domingo, 1 de março de 2009

-
THE AGGROVATORS - Kaya Dub



-

Edward O' Sullivan Lee, melhor conhecido como o Bunny "Striker" Lee (nascido em 29 agosto de 1941), começou sua carreira como ajudante de gravação para Duke Reid na etiqueta Treasure Isle em 1962. Mais tarde executou os mesmos deveres para Leslie Kong. Mudou-se então para a produção e gravou seu primeiro registro de sucesso que veio com Roy Shirley com "Music Field" na WIRL em 1967. Lee fundou então sua própria etiqueta de gravação a “Lee's Label” produzindo sucessos durante 1967 e 68 por Lester Sterling, Stranger Cole, Derrick Morgan, Slim Smith e The Uniques (“My Conversation"), Pat Kelly e The Sensations, estabelecendo-se como um dos grandes produtores da Jamaica. Entre 1969 e 1972 produziu as batidas clássicas que incluem Slim Smith "Everybody Needs Love”, Delroy Wilson "Better Must Come", Eric Donaldson "Cherry Oh Baby" e John Holt “Stick by Me". Lee foi um pioneiro do mercado de reggae do Reino Unido, licenciando suas produções aos irmãos Palmer (da gravadora Pama Records) e aos registros da Trojan no princípio dos anos 70.

Não tinha o seu próprio estúdio. Comprava tempo de estúdio em estabelecimentos existentes, tais como Randy's Studio 17 e o Hookim Brothers Canal 1.

Esta foi uma tarefa dispendiosa e ele precisava de músicos que poderiam “cortar faixas” de forma rápida e eficiente. The Aggrovators foi construído em torno da nata dos músicos da Jamaica: Carlton 'Santa' Davis, Carlton Barrett (Drums); Robbie Shakespeare, Aston 'Family man' Barrett, Lloyd Parks (Bass); Earl 'Chinna' Smith (Lead Guitar); Tony Chin, Winston 'Bo Beep' Bowen (Rhythm Guitar); Ansel Collins (Piano); Bernard 'touter' Harvey, Winston Wright (Organ); Bobby Ellis (Trumpet); Vin Gordon (Trombone); Tommy McCook (Tenor Saxophone); e, Lennox Brown (Saxophone alto). No vocal os dois cantores favoritos de Bunny Lee, Johnny Clarke e Cornell Campbell que também tocavam, no caso de necessidade, piano e guitarra ritmo respectivamente.

Junto com Lee “Scratch” Perry quebrou o domínio de Coxsone Dodd e Duke Reid. Lee foi instrumental ao produzir a nova música “Dub”, trabalhando com seus amigo e pioneiro do dub King Tubby no princípio dos anos 70. Lee e Tubby estavam experimentando as técnicas novas da produção, que chamou de "Implements of sound”. Produziu também centenas de discos de nomes como o mestre da escaleta Augustus Pablo, Dennis Brown, Barrington Spence, Barry Brown, Big Joe, Clint Eastwood, Cornell Campbell, Delroy Wilson, Dillinger, Don Carlos, Earl Chinna Smith, Sly & Robbie, Eric Donaldson, Jackie Edwards, Johnny Clarke, Leroy Smart, Max Romeo, muitos toasters como Dennis Alcapone, U- Roy, I-Roy, Prince Jazzbo, U- Brown, Dr. Alimantado, Jah Stitch, Trinity e Tapper Zukie, além de centenas de outros artistas. Trabalhando com equipamento que seria considerado hoje primitivo e limitado, produziram trilhas que consistiam na maior parte das peças do ritmo misturadas com as versões distorcidas ou alteradas de uma canção. Lee incentivou Tubby para mixar os dubs cada vez mais selvagens, incluindo às vezes efeitos estranhos tais como aplausos, tiros de espingarda e barulho do trovão.

-
Faixas:
-
01 - Kaya Dub
02 - Sun Is Shining Dub
03 - Rock My Boat Dub
04 - Easy Skanking Dub
05 - Time Will Tell Dub
06 - A Dread Dub
07 - Dunza Dub
08 - Hide and Seek Dub
09 - A Nice Dub
10 - Rub Up Dub
-
Link para download:
http://www.mediafire.com/?ltwhdwrg0tz

Nenhum comentário: