quinta-feira, 4 de dezembro de 2008



CAETANO VELOSO - Caetano Veloso (1971)


-
O baiano Caetano Emanuel Viana Telles Veloso nasceu em Santo Amaro da Purificação em 07 de agosto de 1942. Com pouco mais de 4 anos de idade, já compunha "A Tua Presença Morena", revelando seus dotes artísticos.
Sua trajetória musical começou, realmente, quando se mudou com a família para Salvador no início dos anos 60. A capital baiana vivia um momento de efervescência cultural e Caetano aproveitou sua paixão pela música e pela bossa nova de João Gilberto e começou a tocar em barzinhos da cidade. Foi em Salvador, também, que Caetano conheceu o parceiro Gilberto Gil. Nesse período, também, conheceu Gal Costa e Tom Zé, futuros componentes da Tropicália.
Mais do que um músico, o baiano Caetano Veloso é um agitador cultural. Suas propostas docemente anarquistas, desde aquela canção que dizia "caminhando contra o vento / sem lenço, sem documento" (1967) quando o País estava dominado pela ordem unida militar, mexeram com a juventude dos anos 60, 70, 80 e seguem viçosas e inquietantes nos anos 90. Depois daquela Alegria Alegria de 1967, logo no ano seguinte Caetano radicalizou, apresentando no Festival da Record uma canção que valia por um manifesto: Proibido proibir.
Mesmo vaiada, a canção marcou e provocou o primeiro de muitos discursos de Caetano contra a incompreensão e o autoritarismo da platéia ou dos críticos. Nesse mesmo ano, 1968, ele, ao lado de Gilberto Gil, do maestro Rogério Duprat, Gal Costa, Torquato Neto e Os Mutantes, lançou o disco que foi o ponto de partida de um movimento de renovação musical e cultural: Tropicália - origem do Tropicalismo. OBrasil camavalizado ou circense dos tropicalistas não coincidia nem um pouco com aquele que os militares estavam tentando impor. O movimento ou a atitude que ele induzia se estendeu às artes plásticas, ao teatro, à moda, à literatura. Um episódio confuso envolvendo declarações que Caetano e Gil teriam feito sobre a bandeira nacional durante o show Proibido proibir (dezembro de 1968) foi o motivo queos militares encontraram para mantê-los presos, incomunicáveis por 45 dias, e depois exilá-los em Londres. Voltaram em 1972 e no ano seguinte Caetano já dividia a crítica com um disco experimental: Araçá azul. Sempre inquieto, questionou o machismo brasileiro, cantou a liberdade dos costumes, vestiu roupas que chocaram os conservadores. Restaurou o alegre costume de compor músicas para o carnaval.
A ousadia continua sendo uma marca registrada de Caetano.
-
Faixas:
01 - A Little More Blue
02 - London, London
03 - Maria Bethânia
04 - If You Hold A Stone
05 - Shoot Me Dead
06 - In The Hot Sun Of A Christmas Day
07 - Asa Branca
-
Link para download:

Nenhum comentário: